P1500270_PB_2_bx.jpg

Mariana Bernd é mestra pela área de Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU] da Universidade de São Paulo [2011] com a dissertação Pinturas de paisagem amazônica e a construção de um imaginário da cultura popular. É formada em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Mackenzie [1996] e cursou disciplinas complementares no programa de Continuing education da School of Visual Arts, em Nova York [1995].

Em 2013, desenvolveu e implementou o curso de design gráfico para alunos do ensino médio do Instituto Acaia, onde lecionou até o final de 2014 e segue ministrando oficinas. Também lecionou História do design gráfico e design editorial, para a turma de 3º ano do curso de Publicidade e Marketing, na Faculdade de Campinas [FACAMP], de 2005 a 2012.

Desde 1999 trabalha como designer gráfica e diretora de arte em estúdio próprio atendendo diversos clientes, entre eles a fundação Itaú Social, as editoras Cobogó, Todavia, Biblioteca Azul, Três Estrelas, Carambaia, Editora Sesi/Senai, Cosac Naify, Trip, SESC edições, DBA, Versal e Senac; e as produtoras Fio Cinematográfica, Primo Filmes, RT Features, Big Bonsai, Saracura Filmes, Elástica Filmes e Canal Futura. Outros parceiros e clientes: Bancada Ativista, Conectas, Instituto Sabin, Apex, Matueté, BPW, Casa Redonda, OP Vilas Boas, Fulô, Co-r.

PRÊMIOS:

DIÁRIO DO HOSPÍCIO e CEMITÉRIO DOS VIVOS | Lima Barreto | Cosac Naify
Prêmio Aloízio Magalhães [projeto gráfico] | Biblioteca Nacional [3º lugar], 2010.

TITÃS: TODAS AS CANÇÕES [1984 a 2001]. 
Associação dos Designers Gráficos | ADG [1º lugar], 2004. Em parceria com Silvia Ribeiro.

EDITAIS:

PRODAV | 2016
Desenvolvimento e pesquisa para a série de TV “Som na Caixa”
idéia original Mariana Bernd e Maíra Bühler
direção Maíra Bühler
produção Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio [Klaxon Cultura Audiovisual]

Intercâmbio cultural | 2012
grupo Visualidades Urbanas, com Fernanda Martins
Apresentação da dissertação de mestrado em 4 universidades, México.

PRIME (Primeira Empresa Inovadora) | 2010
FINEP | Ministério da Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento de pesquisa e protótipos de livros eletrônicos em formato PDF interativo.